segunda-feira, 30 de maio de 2011

PISTAS PARA IDENTIFICAR UM PSICOPATA NO MUNDO CORPORATIVO



A revista Superinteressante do mês de maio de 2011 apresentou em sua matéria de capa. “PSICOPATAS NO TRABALHO. Eles querem dinheiro, poder, um cargo alto. São quatro vezes mais comuns nas empresas do que nas ruas. Cuidado: pode ter um na mesa ao lado.”
A matéria apresenta pérolas do relacionamento corporativo que vão desde “puxadas de tapete”, demissões sumárias, assédios até articulações rumo ao poder. Afirma, ainda, que as empresas perdem US$ 1,2 milhão por ano com fraudes cujos culpados podem ser psicopatas.

Se você quer identificar se existe algum colega na sua empresa com características de psicopatia na mesa ao seu lado, preste atenção às 10 pistas sugeridas na matéria de Maurício Horta:


Por Ana Maria Coelho
Fonte: Without Conscience – Robert Hare

RELACIONAMENTOS:
SUPERFICIAL – Não se importa com o conteúdo, e sim em como vendê-lo.
NARCISISTA – Preocupa-se apenas consigo mesmo.
MANIPULADOR – Mente e usa as pessoas para conseguir algo.

SENTIMENTOS:
FRIEZA – É racional e calculista, pois tem pouca atividade no sistema límbico, centro das emoções como medo, tristeza, nojo.
SEM REMORSO – Não sente culpa. A parte responsável por isso no cérebro tem baixa atividade.
SEM EMPATIA – Não consegue se colocar no lugar dos outros.
IRRESPONSÁVEL – Só se compromete com o que lhe trouxer benefícios.

ESTILO DE VIDA:
IMPULSIVO – Tenta satisfazer as vontades na hora.
INCAPAZ DE PLANEJAR – Não estabelece metas de longo prazo.
IMPRUDENTE – Corre riscos e toma decisões ousadas.

É claro que apenas um psiquiatra conseguiria realizar um diagnóstico correto. Mas, você tem que concordar comigo que se algum colega estiver se comportando assim, está na hora de você acordar.
E existe ainda outro ambiente a observar. Caso sua empresa tenha uma cultura “hard” (pesada) estimulando a competição entre os funcionários e a busca dos resultados a qualquer preço, saiba que esse é o ambiente ideal para que psicopatas coloquem todo seu charme e suas garras a mostra.

Quer conhecer seus principais “xavecos”?!? Vamos lá:

“EU GOSTO DE QUEM VOCÊ É” – Por que funciona: O psicopata mostra admiração pelo talento e pelos pontos fortes da vítima. E passa a ser visto como um dos poucos a reparar verdadeiramente no potencial dos colegas.

“EU SOU COMO VOCÊ” – Por que funciona: O psicopata identifica características da personalidade da vítima e faz de conta que compartilha gostos e interesses.

“SEUS SEGREDOS ESTÃO SEGUROS COMIGO” – Por que funciona: A vítima, achando que está diante de um amigo, abre o coração e conta medos e expectativas.

“SOU SEU AMANTE / AMIGO IDEAL” – Por que funciona: Último estágio da manipulação. O psicopata cria um elo psicológico que promete uma relação duradoura. A vítima já está em suas mãos.

E atenção: esse post não tem a menor intenção de criar pânico. (Somos de uma geração com tendência neurótica, lembram?!?) A idéia é que possamos identificar culturas e pessoas que podem prejudicar o desenvolvimento de nossas próprias competências ou a consolidação de um ambiente efetivamente empreendedor.
Psicopatas corporativos não criam vínculos, não se importam com as relações e querem apenas chegar ao cargo de seus sonhos. Se você se lembrou de alguém, um colega isolado ou um chefe folgado, ou ainda se pensou naquele seu colega tão confiante e carismático que finalmente conseguiu a promoção tão sonhada. Não entre em pânico! Nem todo mundo precisa provar competência de maneira ardilosa, muitos chegam lá estudando, batalhando e lutando todos os dias! Eu ainda acredito nisso!

Se quiser saber mais:

Nenhum comentário: